19 de fevereiro de 2013

Sentimento de si e identidade pessoal























"Este livro tem como seu principal objectivo analisar a articulação entre os conceitos filosóficos de “sentimento de si” e de "identidade pessoal".
O sentimento de si evoca o conjunto temático de problemas associados à experiência de se ser este e não outro organismo. Está, deste modo, indissociavelmente relacionado com a perspectiva da primeira pessoa, através da qual observamos o mundo à nossa volta. Dá conta, como sublinha António Damásio, do sentimento de fundo (background feeling), presente na nossa mente, ao mesmo tempo que lidamos com o jogo de emoções suscitado pelo mundo interior e exterior.
Por sua vez, o problema da identidade pessoal traduz, antes, um dilema articulado com a experiência inerente a todas as entidades submetidas à temporalidade. Em termos sintéticos, podemos dizer que a solução deste problema passa pela descoberta de critérios que nos permitem afirmar que determinada pessoa é a mesma em momentos temporais distintos.
Ao longo de vários ensaios, é construída a hipótese de que o conceito de ipseidade é a melhor categoria para traduzir a articulação entre o sentimento de si e a identidade pessoal."

Sem comentários: