17 de março de 2009

Cláudio Costa: "Revendo a Teoria Descritivista dos Nomes Próprios"

Para lá da conferência do dia 27 de Março, o Professor Cláudio Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) fará uma exposição sobre o tema: "Revendo a Teoria Descritivista dos Nomes Próprios" no dia 24 de Março, 14h30.
(Aula de Filosofia da Linguagem, Mente e Cognição Programa de Mestrado/Doutoramento em Ciência Cognitiva da UL)

Faculdade de Letras de Lisboa
Sala Matos Romão (Depto de Filosofia)

Resumo: A aula tem como objetivo apresentar uma versão alternativa da teoria descritivista dos nomes próprios. Nessa versão, uma necessária conexão causal dos nomes próprios com referência, quando esta última existe, não é negada. Mas a explicação da referência através de conteúdos intencionais geralmente exprimíveis através de feixes de descrições é retomada, sob o suposto de que deve haver uma regra de ordem superior, capaz de organizar as descrições constituintes dos feixes, estabelecendo as descrições relevantes e como elas precisam ser satisfeitas para que os nomes próprios possam ser admitidos como tendo referência. Uma vez que essa regra seja satisfatoriamente estabelecida, certos fenômenos, como a rigidez dos nomes próprios e a falta de rigidez de suas descrições co-referenciais parecem se tornar capazes de receber uma nova explicação.

Entrada Livre

Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa LanCog Group (Language, Mind and Cognition Research Group) Instituto Filosófico de Pedro Hispano, Departamento de Filosofia da UL

Sem comentários: